terça-feira, 30 de setembro de 2014

DesCONFIANÇA

Em maio deste ano, em Luzes sobre obscuridades  (23/5/2014), voltei à operação de venda da Confiança e me referi a um relatório anônimo, mas que não deixou dúvidas sobre a sua autoria, pela precisão das informações sobre várias frentes do Grupo GBOEX cujo cruzamento me deu a certeza da sua autoria.
À medida que o tempo passava, iam se confirmando com precisão as informações que recebi. O contrato de gaveta, a desistência do investidor (Banco Máxima), a substituição da Ata da AGO de 31/3/2014 (cuja cópia da original foi entregue para a equipe de fiscalização da SUSEP) para a retirada do diretor eleito pelo investidor que desistiu, a manutenção de Marcelo Cabelleira como presidente da Confiança e seu compromisso de encontrar um investidor.
Neste relatório, além das  informações sobre a operação, a opinião do autor sobre os atores desta operação que, obviamente, a mais crítica possível, fruto da sua observação, mas muito deturpada pelo estado de espírito que o levou à denúncia.
Refiro-me a isso porque logo em seguida fui incluído em um grupo fechado no WhasApp, denominado “Os lesados Confiança Seguro”, cujo líder é um corretor do Espírito Santo.
Na minha primeira entrada no grupo (11/7/2014) deparei-me com o diretor da Confiança Jack Pogorelski, um dos citados pelo meu informante anônimo (nem tão anônimo assim).
Diante disso, fiquei observando as manobras do Jack Pogorelski sendo apertado por todos os lados pelos credores, com gente indignada querendo marcar uma manifestação para a semana seguinte com gente “baixando” de todos os cantos do país. Comecei a notar algo diferente neste diretor da Confiança que, de peito aberto, enfrentava todos tentando dialogar mesmo sendo tratado rispidamente por gente caloteada, como um jovem empresário gaúcho que teve perda total de sua camionete, seu instrumento de trabalho e que, depois, até esteve comigo. Pincei alguns diálogos do WhatsApp,  onde se pode constatar isso:
11/07/14 16:24:55: Jack : Caros, boa tarde. Estou aqui para esclarecer tudo para todos apenas, como agradeço se evitarem comentários do tipo "liguei para ele explica tudo mas não resolve nada" pois faz 100 dias que atendo tudo e todos e estou do lado da solução e não do problema.
11/07/14 16:25:52: Jack : Estou online sim apenas atender telefone, responder emails e digitar ao mesmo tempo é complicado.
Quando ele notou a minha presença, Jack resolveu se queixar da forma como ele acha que o tratei no blog
11/07/14 17:19:46: Jack : Caros, vou dizer mais uma vez que não tenho nada para esconder de ninguém e mesmo sabendo que o Sr Péricles que sequer conheço e me acusa equivocadamente está em cópia continuo respondendo para vocês. Os corretores de MG que vieram aqui viram com seus próprios olhos tudo que sempre afirmei.
11/07/14 17:23:41: Jack : Afirmei que estávamos aqui para fazer um trabalho novo mas que não depende apenas da nossa vontade mas também do acionista e proprietário GBOEX
E a cobrança em cima do Jack seguia intensa, a ponto de ele buscar uma saída, sem fechar o diálogo.
11/07/14 17:25:52: Jack : Caros a justa ansiedade de todos impossibilita que continue respondendo por aqui. Elejam um para conversar comigo e respondo tudo copiando todos ou venham aqui que os recebo com o maior prazer
11/07/14 17:28:44: Jack : Antes de acirrarem os ânimos comigo lembrem que nenhum de vocês jamais deixou de ser atendido por mim em qq horário ou dia de semana e até finais de semana.
Resolvi explicar ao Jack a minha presença:
11/07/14 17:31:47: Péricles da Cunha: Jack, eu estou acompanhando abertamente porque fui incluído no grupo. Compreendo a sua posição e não a invejo, pois depende de AMADORES que são todos conselheiros e diretores do GBOEX.
11/07/14 17:35:02: Jack : Ok, mas não estou exausto. Apenas quero responder tudo para todos mas não consigo. Minha vida de 40 anos em seguros foi amparada pelo apoio de vocês Corretores que sempre pude contar nas empresas que atuei.
Aí o Jack se dirige a mim:
11/07/14 17:41:26: Jack : Sr Péricles, se o sr sabe que minha posição é difícil e percebe que não me escondo e atendo a tudo e todos. Por que me ataca e acusa no seu blog se sequer me conhece ou sabe tudo corretamente sobre minha saída e retorno a Confiança? Se aceitas venha aqui ou marque em qualquer lugar que podemos conversar e lhe provarei que está equivocado quanto a minha pessoa. Olho no olho faz a diferença em momentos como estes. Aceitas?
11/07/14 17:55:28: Péricles da Cunha: Jack, liga para mim e vamos combinar.
Depois disso a confusão de cobranças em cima do Jack esquentou e o chefe do grupo resolveu tirá-lo do grupo:
11/07/14 18:24:52: +55 34 99921191: Pericles infelizmente tive que tirá-lo do Grupo, ele ficou meio exaltado e fica meio complicado ele entre
A razão de chegarem a mim corretores espalhados pelo Brasil foi o meu blog e eles não sabiam sobre o razão do GBOEX estar envolvido.
11/07/14 18:28:55: +55 34 99921191: Pericles como vejo em seu blog me parece ter participação ao GBOEX, o quanto você pode se envolver pela nossa causa?
11/07/14 18:39:09: Péricles da Cunha: Toninho, o meu objetivo é que a Confiança não venha a causar mais problemas ao patrimônio do GBOEX, ou seja, que este problema de inadimplência seja resolvido sem demandas judiciais. Sempre fui contra o GBOEX ter uma corretora entregue nas mãos de amadores.
11/07/14 18:40:09: +55 34 99921191: Então não seria bom pressionar para efetivar logo a venda?
11/07/14 18:41:13: +55 34 99921191: O GBOEX fica livre da corretora e os que assumirem põe dinheiro para vida nova na companhia
11/07/14 18:41:15: Péricles da Cunha: Sim, sempre fui a favor do GBOEX se desfazer da seguradora
Tendo o Jack saído do grupo, entrei em contato com ele pelo canal privado do WhatsApp porque gostaria de que ele me mostrasse onde fui injusto no meu blog.
11/07/14 18:44:19: Péricles da Cunha: O Jack se queixou que tenho sido injusto com ele. Pedi que me ligasse para combinarmos uma conversa o mais cedo possível para ver se conseguimos ajudar a resolver este problema. Estou aguardando a ligação dele.
Aí, um dos membros resolveu me explicar:
11/07/14 18:46:39: +55 34 99921191: A hora que ele me ligou ele disse que ficou extremamente chateado com vc pois ele acha que não deveria ser tratado como foi. Não sei onde pois aqui no grupo não foi.

11/07/14 18:47:37: +55 34 99921191: Ele disse que gostaria que vc o procurasse na empresa para uma conversa.
11/07/14 18:54:20: Péricles da Cunha: Eu gostaria que ele me dissesse o que eu fiz para irritá-lo tanto. Nunca ofendi ninguém nesta guerra que já dura quase 20 anos. Estou a disposição para conversar com o Jack, mas aqui no meu escritório, pois já prometi que não mais compareço no GBOEX para reuniões. A última que fiz com conselheiros e diretores não rendeu nada.
Aí eu deixei o meu endereço para que o Jack me procurasse;
11/07/14 18:56:20: Péricles da Cunha: Estou à disposição: rua xxxx xx/xx
11/07/14 22:44:55: Péricles da Cunha: Já enviei msg ao Jack aceitando a reunião que ele propôs a qual poderá sair tão logo ele dê o retorno.
11/07/14 22:46:35: +55 34 99921191: Pericles com ele fez um desabafo sobre vc, vou cobrar dele o encontro entre vcs.
11/07/14 22:47:36: Péricles da Cunha: Ótimo, avisa que se ele topar poderemos nos encontrar amanhã.
Aproveitei para deixar uma observação que tenho feito para este grupo de credores da Confiança:
13/07/14 18:40:14: Péricles da Cunha: Vou repetir: a saída que vai atender vcs é a VENDA da Confiança, pois o GBOEX já transferiu a metade dos imóveis para a Confiança e não vai transferir mais nada, pois o MP não vai permitir.  E mais: vcs são uma centena, mas os associados do GBOEX são 150 mil que estão contribuindo há mais de 50 anos. CALMA. Existe um comprador com recursos para pagar e normalizar o mercado, basta que a venda seja concretizada.
No sábado, dia 12/7, o Jack esteve na minha casa onde conversamos e ficou esclarecido que posso ter sido duro, mas não fui injusto e nem grosseiro. Um detalhe: ao longo das duas horas que conversamos, ele não cessava de atender dois celulares, dando justificativas a credores e se colocando à disposição para atendê-los a qualquer hora. Este esforço em atender os credores de peito aberto me passou a impressão de que o Jack representava um interesse em comprar a Confiança, tanto é que estavam tentando aplacar os ânimos dos credores, parceiros indispensáveis em qualquer operação normal de uma seguradora.
Depois disso, tenho participado das conversas no WhatsApp e fui notando o esforço do Jack para atender a todos, mesmo com poucos recursos e, pelo que podia sentir, sem muita delegação de poder, porque a governança na Confiança ainda não está bem definida. Comecei a sentir que o pessoal estava confiando no Jack e aceitando os pedidos para que se acalmassem e que tivessem um pouco mais de paciência.
Agora, para surpresa minha, um dos membros do grupo copiou para mim e-mail em que o Jack comunica que “por decisão do Presidente Marcelo Cabelleira, desde o dia 17/09, estou afastado da Confiança e ainda sem data definida para regresso” e que o seu e-mail corporativo havia sido cancelado, tendo todas as comunicações por ali recebidas, desviadas para outro. Só quem participa deste grupo pode avaliar o esforço feito para conter os credores, evitando que o caso se transformasse em tumultos na porta do GBOEX o que, certamente, iria dificultar muito a busca de uma solução. Por isso, esse pessoal não conseguiu entender ainda a razão do afastamento do único diretor que estava mantendo uma relação de confiança com os credores.
E, dias depois, o Edital publicado no Jornal do Comércio, de 22/9, dava conta da convocação de nova AGE para a eleição de novo diretor, face a alteração da Diretoria da Companhia, marcada para o próximo dias 30/9/2014. Certamente, nesta AGO, vai rolar a cabeça do Jack Pogorelski, o que será um “tiro no pé”. A não ser que exista uma razão muito forte que se desconheça. Fora isso, é muito suspeito afastar um diretor estatutário seis meses após a sua eleição.
Depois disso, vem a nota “DesCONFIANÇA”,  Zero Hora, 26/9, que anuncia o que já se sabia sobre a insolvência da seguradora e mostra a Confiança como uma nau à deriva, sem comando, pois, apesar de o GBOEX declarar que “não vai se manifestar porque o assunto deve ser tratado com o presidente da Confiança”. E mais: a nota da Zero Hora informa que a informação prestada pelo presidente da Confiança  de que “em janeiro apresentaremos uma nova Confiança ao mercado”, “é contestada por diretores da própria companhia e por vários segmentos da indústria de seguros”.
Segundo a nota da Zero Hora, “há dúvidas até sobre quem é o atual controlador”. Mas, afinal, quem é que manda na Confiança, se corre pelo mercado que o tal contrato de compra das ações não foi cumprido e nada foi oficializado junto à SUSEP?
O que os conselheiros do GBOEX devem atentar é para a sua responsabilidade, pois o Estatuto é claro: “Os membros do CD respondem solidariamente com o GBOEX pelos prejuízos causados aos seus associados, em consequência do descumprimento de leis, de normas e de instruções referentes às operações previstas na Lei que dispõe sobre as Entidades de Previdência Privada” (§ único, art. 26).
E o mais grave é que no meio dessa DesCONFIANÇA, desta  nítida falta de comando, tive o desprazer de ouvir de um executivo da área de seguros que se envolveu nesse imbróglio a sua decepção com a atuação dos dirigentes do GBOEX, com atitudes incompatíveis com o conceito que sempre teve sobre um oficial do Exército.
O que os conselheiros devem atentar é para a gravidade da situação que já deveria ter sofrido a intervenção da SUSEP que contemporiza, mesmo tendo sido alertada, em 2011, para a necessidade de intervir e a necessidade da tomada de outras providências, em defesa do patrimônio da entidade (Medidas urgentes em defesa do patrimônio, 9/9/2014).
E o Conselho Deliberativo do GBOEX que trate de resolver este caso, pois este patrimônio ainda está sob a sua guarda e dos conselheiros é que será cobrado qualquer prejuízo além dos já causados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário